Após a nossa experiência triste com a Febras decidimos arriscar e trazer mais um porquinho para casa. Na loja de animais sobrava ainda uma porquinha, a irmã da Febras com 2 mesinhos que ao ir visitá-la não conseguimos sair sem ela.
Foi batizada de Iscas e a nova aventura de ter um porco em casa começou!
A Iscas veio para o nosso quarto, com uma casinha só para ela, um wc e muitos brinquedos.
A cada dia a Iscas foi ganhando um lugar no nosso coração e curando o nosso desgosto anterior.
Ela sempre foi muito gulosa pelo que rapidamente aprendeu as horinhas da sua papa e de vir a correr atrás dos papás a pedir comida ou atenção. O que ela mais gosta sem dúvida é comer, dormir e explorar.
Com o tempo a ficar mais quente a Iscas foi conhecer o jardim, comer plantas e a ser introduzida na quinta com os restantes animais.
Como animal dominante que um porco, e sobretudo a nossa Iscas é, estabeleceu logo ali as regras com todos sem excepção. Assim, qualquer animal da quinta se desvia para a deixar passar ou lhe deixa o lugar na manjedoura.
Muito importante desde inicio para nós era garantir o bem estar da Iscas nomeadamente visita veterinária com desparasitações, vacinas e alimentação correta.
Pesquisamos imensos sobre porquinhos para poder fornecer a melhor vida para a nossa menina.
Assim sendo, a Iscas come essencialmente legumes, ocasionalmente frutas e ração além das bolotas que de vez em quando encontra e desenterra.
É essencial ela não ficar demasiado pesada para as suas articulações, mas como ela é extremamente gulosa. Por isso, nem sempre é fácil controlar o que ela ingere a partir do momento que começou a querer viver lá fora.
Foi construído um paddock para ela onde vive com a companhia das cabras Amélia, Thorik e Shanti assim como as ovelhas Nyala, Munay e Núria.
Para a Iscas comer de forma equilibrada e não comer dos outros, o momento da alimentação é uma ramboia. A Iscas recebe a sua comidinha na sua tacinha no chão e os outros comem em comedouros mais altos.
Como ela é extremamente inteligente rapidamente arranjou forma de conseguir subir aos comedouros pelo que tivemos de arranjar inumeros truques para evitar que ela o conseguisse. Todos os dias são uma aventura com um porco!
São extremamente obstinados e conseguem (quase) tudo o que querem!
Neste momento a Iscas tem 3 anos e recebe verduras e um pouquinho de ração própria 2 x dia e à tarde tem 4h de pasto em Padock onde realiza o seu exercício e a sua tarefa favorita: focinhar! Para grande desespero da mãe que já desistiu de ter um jardim bonito…
Ela dorme todas as noites na sua casinha com a Amélia onde se enterra na palha e dorme quentinha e feliz.
A Iscas a porca maravilha adora festas na barriga e vem pedir-nos carinho fazendo um ruidinho que se assemelha a um uivar de cachorro e deita-se a mostrar a sua barriga.
Ama também receber beijinhos no focinho e fica muito quietinha e ronca de contente.
Com a avó aprendeu que focinhar nas pernas significava comida pelo que aproveita sempre este truque para mais um docinho.
Os avós são para estas coisas! Seguem as fotos da evolução da nossa iscas desde bébé ao dia atual! deliciem-se =)